sábado, 21 de novembro de 2009

Um pouco sobre minha história...



Meu nome é Cibele, nasci no dia 01/12. Sempre fui uma criança calma e tranqüila, que gostava de ficar horas na frente da televisão, assistindo os desenhos animados da Rede Globo.
Comecei a estudar em torno dos 5-6 anos de idade, numa escola próxima onde sempre morei. Lembro-me de poucas professoras que tive. A que lembro mais é a da pré-escola, a Professora Marilu, da qual, às vezes, vejo até hoje e a cumprimento. As outras tenho apenas vagas lembranças, muitas nem me lembro mais quem são atualmente.
Quando eu tinha uns 9-10 anos, fui prenda da minha escola, a mãe me ajudou a vender os “votinhos” e ganhei, fiquei muito feliz, desfilei junto com a escola no Desfile de 7 de setembro da época e também tenho ainda guardada a faixa de prenda que usei neste desfile.
Além dessas lembranças de escola, comecei a dançar no CTG com 6 anos de idade e permaneci até os 16 anos, fiz algumas apresentações, em diversos locais, sempre gostei muito de dançar, principalmente as musicas de origem gaúcha.
Voltando a falar sobre a escola, estudei até a metade o 2° ano do Ensino Médio na mesma escola, porém depois tive que pedir transferência para poder trabalhar durante o dia.
O meu trabalho foi aos 15 anos, de babá de 2 crianças, além de eu cuidar deles, eu fazia os serviços de casa: lavava roupa, fazia almoço, limpava a casa...enfim serviços domésticos, era um pouco puxado, mas eu agüentava e fazia tudo direitinho. Depois trabalhei na Caixa Econômica Federal, fiquei ali até terminar o meu contrato, o horário de trabalho era bem tranqüilo, eu pegava às 10h e saia as 15:15h, tinha bastante tempo para fazer meus trabalhos, falando nisso, esqueci de comentar, sempre gostei muito de estudar, desde pequena, ou eu estava no CTG ou na maioria das vezes, estudando. Minhas notas eram muito boas, normalmente ficava sempre com notas altas, entre 8 e 10.
Bom, vamos voltar à questão de como começou minha vida profissional, como eu havia dito anteriormente, trabalhava na Caixa e gostava muito de trabalhar ali, sai porque terminou o contrato temporário. Assim que eu sai dali, consegui uma vaga apenas para trabalhar 1 mês, numa Livraria no centro, substituindo uma funcionaria.
Fiquei um tempo desempregada, daí mudei meu turno na escola para de manha, pois estava estudando de noite para poder trabalhar durante o dia, e pela tarde fiz um curso profissionalizante, que durou em torno de uns 6 meses. Quando terminou o curso consegui pegar de freelancer (serviço pago por dia) em lancherias, na Loja Ponto 10, foi uma época difícil, pois deixava meu currículo em diversos locais e nenhum me chamava, porque diziam que precisavam de alguém com mais experiência, eu pensava: “Como eu iria ter experiência se não me deixavam nem tentar ter uma?”.
Bom, fiquei em torno de 1 ano sem conseguir trabalho, então fiz o vestibular da Facos para o curso de Pedagogia, em seguida, deixei um currículo na Prefeitura Municipal de Osório, que na mesma hora disseram que havia uma vaga para trabalhar no Projeto de Verão em Atlântida Sul, numa Escola de Educação Infantil, isso era umas 10h da manha e a para mim poder ir para Atlântida Sul eu teria que pegar o ônibus da prefeitura ao 12h. Foi uma correria para chegar em casa, me arrumar e ir trabalhar. No caminho até o novo trabalho fui pensando: “Como seria trabalhar com crianças pequenas, afinal eu não tinha nem noção de como era”. Chegando lá, fiquei em dupla com a Alexandra (atualmente minha amiga), que eu não conhecia, mas com ela, aos poucos, fui observando-a e aprendendo como era realizado o trabalho com as crianças. Era uma turma de uns 20 alunos, entre 4-6 anos. Me assustei no inicio por serem um pouco agitados, mas no decorrer dos 2 meses que fiquei lá, fui aprendendo como lhe dar com eles e até a acostumar com o barulho que eles faziam em suas brincadeiras.
Acabou o Projeto de Verão e me fui trabalhar numa Escola de Educação Infantil aqui em Osório, na verdade, em menos de 2 meses que eu tinha vindo trabalhar aqui, tive que trabalhar em umas 2 escolas, até que fiquei fixa na 3° escola que me colocaram, na Bem-me-Quer. Ali já cheguei assumindo uma turma, o Jardim A, com 20 alunos, com idade entre 3-4 anos, até me adaptar sozinha foi um pouco difícil, mas também fui aprendendo com eles e com as colegas da escola, que sempre que eu tinha uma duvida me auxiliavam.
Gostei muito de ter minha primeira turma sozinha, eram crianças muito carinhosas, queridas e participativas, todas as atividades que eu fazia com eles, adoravam e eram muito caprichosos com seus trabalhos.



No ano seguinte, fiquei no turno da manhã com a mesma turma que havia sido a minha primeira, agora eles estando no Jardim B, e pelo turno da tarde, com o Maternal I, os pequeninhos, que tinham idade por volta dos 2 anos, que também foi uma grande experiência, eram muito amáveis, carentes, estavam sempre querendo colo, era uma briga para dividir o colo com todos eles. Lá pelo meio do ano me tiraram do Jardim B, fiquei muito triste, pois havia me apegado muito aquelas crianças, afinal foram meus alunos o ano passado e até a metade deste ano, eles estavam com o aprendizado mais avançado, alguns já estavam até escrevendo o nome e eu estava conseguindo desenvolver várias atividades relacionadas à alfabetização deles, estava adorando, mas tudo bem, tive que ir para outra turma, apenas no turno da manhã, a tarde continuei com o Maternal I. Pela manhã fiquei de auxiliar no Jardim A, que era uma turma muito agitada, porém a professora desta turma era um amor, muito querida e acabei me tornando amiga dela. Inclusive o meu Estágio de Educação Infantil, da Faculdade, fiz com essa turma e foi bem produtivo. Fiz sobre o tema Meio Ambiente, onde realizei com eles atividades mais direcionadas a questão da reciclagem, do lixo e da importância da preservação ambiental, cheguei a levar eles no Aterro Sanitário daqui de Osório, para eles conhecerem a Usina de Reciclagem e verem como é feito o processo da reciclagem.
No final deste mesmo ano, terminou o meu contrato do CIEE, que é de no máximo 2 anos, não queria sair, mas não tinha possibilidade de ficar, este era o prazo máximo do contrato, chorei bastante ao sair dali, porém com a esperança de que quando me formar poderei, talvez, voltar a trabalhar nesta escola.




Novamente deixei meus currículos, dessa vez apenas nas Escolas de Educação Infantil, pois gostei muito do que eu fazia, daí consegui pegar um contrato em uma particular, de inicio fui auxiliar de uma colega, que me explicou como funcionava a rotina da turma, enfim, depois assumi minha turma, o Maternal II, que tem idade entre 3-4 anos. Adorei a turma, adoro até hoje, pois continuo com os “meus pequenos”, são uns amores, tento sempre dar muito carinho a todos e desenvolver a questão pedagógica também.
Agora falta só 1 ano para me formar e olhando para tudo isso que eu já vivenciei, confirmo que adoro ser professora e é realmente a profissão que escolhi para seguir.

Cibele Maier

Nenhum comentário: