sábado, 21 de novembro de 2009

Meu destino



Sempre achei e continuo achando muito difícil falar sobre mim, mas vou tentar...
Meu nome é Eliana de Freitas Tomáz, tenho 30 anos, nasci na cidade de Osório/RS no dia 28 de julho de 1979. Filha dos gaúchos, João Irineu Tomáz e Dilma de Freitas Tomáz.
Minha infância, lá na pré-escola com seis anos de idade, adorava minha professora “Mônica” ela era carinhosa e sempre fazia brincadeiras conosco, e participava também, eu gostava de brincar em casa de escolinha e imitava-a, às vezes era aluna às vezes professora.




Tento mais não consigo me lembrar da minha primeira série, tinha sete anos, sei que consegui me alfabetizar, pois minha mãe me falou que comecei a ler no final da primeira série, está idade foi bem complicada para mim, talvez por esse motivo não lembre de certas coisas desta época. Meu pai faleceu em abril de 1986, justamente quando eu estava na 1º série, nessa situação fica eu e minhas irmãs, a mais nova com quatro anos e a mais velha com nove anos e eu com sete anos, minha mãe que nunca tinha trabalhado fora, pois era dona de casa teve que começar a trabalhar, fazendo faxinas para conseguir nos sustentar, apesar das dificuldades ela sempre incentivava eu e minhas irmãs a estudar, sentava para nos ajudar nos temas de casa.
Graças a Deus sobrevivemos, quando eu tinha 12 anos e minha irmã mais velha 15 anos começamos a trabalhar no artesanato de minha avó, para podermos ajudar em casa e comprar coisas para nós.
Quando terminei o ensino fundamental, não sabia bem o que queria fazer, mas como queria um emprego garantido e certinho, a única saída era o magistério, fiz 4 anos e mais 6 meses de estágio, no qual sofri muito e cheguei a pensar em desistir, muitas vezes cheguei em casa chorando desesperada achando que não ia conseguir chegar até o final, foi uma época difícil, mas eu consegui me formei no magistério em 1997.





Parei de estudar por sete anos, queria freqüentar a faculdade, mas não tinha dinheiro para pagar, consegui um trabalho como recepcionista na Secretaria Municipal de Educação de Osório, foi trabalhando nesta secretaria que comecei a ter contato com professoras, e conversando sobre as escolas os alunos me deu vontade de voltar a lecionar, arrisquei o concurso municipal de Imbé, no ano de 2001, passei e fui nomeada em 2002, e em 2004 ingressei na faculdade, escolhi o curso Pedagogia por que realmente gosto de trabalhar com os pequenos, me identifico com eles.
Hoje, eu e minha mãe moramos juntas na mesma casa que nasci e cresci, minhas irmãs se casaram e eu estou namorando há dois anos, minha mãe nunca mais quis se casar, faz 23 anos que meu pai faleceu, eu ainda não penso em me casar, no momento estou preocupada com meu crescimento profissional leciono desde 2002 e amo o que faço, acho que não saberia fazer outra coisa na minha vida, agora estou terminando o curso de Pedagogia, minha formatura é dia 09 de janeiro de 2009 e não penso em parar por aqui, se Deus quiser.

Nenhum comentário: