sábado, 21 de novembro de 2009

Um pouco da minha história...



Me chamo Fátima Collioni, tenho 27 anos, sou casada e mãe de um menino de 2 anos e 7 meses. Natural de Santo Antonio da Patrulha vivi com meus pais até os 14 anos. Sempre recebi muito incentivo para estudar e cursar uma faculdade, caçula de 4 filhos, meus pais não mediram esforços para que eu estudasse, mesmo que para isso precisasse sair de casacedo, pois morávamos no interior de Santo Antonio da Patrulha.
Sempre morei distante das escolas onde estudei. Na primeira escola onde fiz meu ensino fundamental até a quarta série, tudo era muito simples, classes de madeira onde sentávamos em duplas, as turmas trabalhavam juntas, sem divisão e apenas duas professoras atendiam os alunos. Nesta escola aprendi muitas coisas das quais uso até hoje. Naquele tempo não se ouvia falar em inclusão ou pessoas com necessidades especiais, mas tinha uma colega surda e muda, que desde pequena me ensinou a respeitar as diferenças entre as pessoas.
Quando entrei para a 5ª série, tive que mudar de escola. Esta nova escola ficava no município de Osório e para chegar até ela precisava pegar um ônibus. Diariamente caminhava uma distância de 8 quilômetros, mas o caminho se tornava curto pois sempre tive a companhia de uma amiga de infância, quase irmã. Nesta escola estudei 4 anos, conheci novos amigos e aprendi várias lições de vida e foi aí que decidi seguir a carreira de professora, por influência dos ótimos professores que tive e também por vontade do meu irmão mais velho. Entre os muitos amigos que fiz um era especial, que anos mais tarde se tornaria meu marido.
Com 14 anos sai da casa de meus pais e passei a morar com meu irmão em Osório, aqui iniciei o curso de Magistério na escola Marques do Herval. Foram 4 anos de estudo, dedicação e esforço para me formar professora. Muito aprendi nas aulas do curso, passei a adorar a Biologia com a professora Vera, aprendi mais sobre a LÍNGUA Portuguesa com a professora Divina, me divertia nas aulas de Educação Física com a professora Zilda, o professor Vitor e a professora Claijean. Também não me esqueço das maravilhosas aulas de Geografia que o professor Dalpaz nos dava e o quanto “penei” para aprender a tal velocidade média que o professor Régis ensinava. Foram ótimos professores que tive que contribuíram muito para a minha formação, tanto como profissional quanto como pessoa.
No ano de 2000 me formei. Agora sim, professora Fátima Collioni!A primeira etapa estava vencida e no futuro muitos sonhos e desejos a concluir.
No início não foi fácil! Exercer a profissão que tinha escolhido parecia mais difícil do que parecia conseguir um emprego ficava cada vez mais difícil. Para ajudar no orçamento de casa precisei trabalhar no comercio de Osório, como balconista. Foi um período onde conheci muitas pessoas, entre elas uma amiga especial que sabendo da minha vontade em trabalhar como professora falou a meu respeito com sua prima que era coordenadora de uma pequena escola de Educação Infantil de Osório. Na primeira oportunidade fui chamada para trabalhar e sem pensar encarei o desafio! Era o primeiro ano da Escola Sementinha com o ensino fundamental. Puxa!! Hoje penso como fui corajosa!

Nenhum comentário: