sábado, 8 de novembro de 2008

O caminho das flores....



Pois é, né, como começar falando da minha vida? É tão difícil falar da gente...
Me chamo Ana Katia Gamba Lussana, tenho 39 anos, nasci em Gravataí, venho de uma família de origem italiana, erámos em oito irmãos, sete irmãs e um irmão, mas com muito pesar perdi uma irmã este ano.
Sou a sétima, se não tivesse vindo meu irmão, antes de mim, diz a lenda que eu seria a bruxa, será??
Bruxa, tenho certeza que não sou, porque a minha vida não tem mágica nenhuma.
Fui na escola no período normal quando pequena. Apesar das dificuldades da minha família, sempre fui interessada nos estudos, uma das coisa que trago na memória é meu pai (im memorian) me chamando no bar onde ele costumava beber, chamava eu, minha irmã e meu irmão e começava a perguntar a tabuada e eu acertava tudo e ele dizia:”Esta é minha filha, quando crescer vai ser professora”.
Comecei a trabalhar com treze anos, no Nacional Supermercados, casei muito cedo, e por isso, na epóca parei de estudar. Quando pensava em voltar, tive minha filha Thamires, que nasceu especial, hoje tem 20 anos.
Toda a minha história pode ser definida em duas partes, antes e depois de ter a Thamires, sempre procurei ser uma mãe dedicada e sei que sou, com a graça de Deus e da minha família, que me apóia em todos os sentidos.
Me separei quando a Thamires tinha 7 anos, mas mesmo antes da minha separação sempre tive que trabalhar fora. Com muita batalha, consegui voltar a estudar depois de treze anos que tinha parado, consegui me formar no Ensino Fundamental no Supletivo, e resolvemos vir para Osório para tentar uma qualidade de vida melhor. Uma dos motivos que me levaram a vir para cá foi a Apae de Osório, que pedagogicamente é considerada dentro das Apaes uma das melhores escolas do R.S.
Aqui, posso dizer que minha vida se encaminhou, e para melhor, consegui fazer o Ensino Médio, passei no vestibular, passei no Enem, consegui a bolsa no Prouni, falta pouco para me tornar Pedagoga, tenho casa própria,a Thamires está muito bem, tem tudo o que ela precisa, na Escola e fora dela.
Quando fui fazer a inscrição do vestibular, pensei em fazer Pedagogia, a fim de poder estar cada vez mais perto da minha filha, tanto na disponibilidade de tempo, quando na parte pedagógica e psicológica.
Diante do relato de parte da minha história de vida, eu vejo como todas essas circunstâncias contribuíram para meu crescimento e como a formação recebida na graduação é importante para uma melhor qualidade de vida para mim e minha filha, tanto pelos conhecimentos adquiridos, quanto nos aspectos pessoais, auto-imagem, auto-estima e valorização pessoal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Só tenho uma palavra para te dizer: Guerreira!
Você pode ter passado por muitas dificuldades mas alguém estava sempre te olhando e te guiando, Deus seu melhor amigo. És alguém muito especial, és amiga verdadeira,te admiro muito, por isso te parabenizo pelo seu trabalho, sua dedicação. Te desejo muito sucesso, qua a cada dia voc~e cresça e realize seus sonhos, seus objetivos, te adoro, BJUS da Josi!

Anônimo disse...

Bom aqui e a sobrinha de Ana Katia, tenho muito orgulho de ter uma tia assim. Uma mulher guerreira que corre atras de seus objetivos e nao espera por nimguem.Admiro ela por muitos outros motivos,bjos hoje em dia e muito dificíl encontrar uma mãe que tenha uma filha special e fasa tudo oque ela faz.UM GRANDE BEIJO DA SUA SOBRINHA CAMILA..Voce merece tudo oque a de melhor nesta vida.

Anônimo disse...

Está é a minha mana uma pessoa muito especial e maravilhosa..Tenho muito orgulho de poder chamar de minha irmã.. Te Amo Katita.Bjus

Anônimo disse...

Que luta né colega, mas vc foi muito forte e continua sendo. Uma pessoa que apesar dos problemas não se deixou endurecer nem ser ranorosa com a vida, mas tem conseguido muitas realizações e nos mostra ser uma pessoa otimista, doce e sábia...

Anônimo disse...

Sei a guerreira que tu és, e sabes porq tenho esta certeza.Vivemos coisas boas e ruins mas vc esteve sempre ali empurrando as dificuldades para longe com sua determinação e coragem. Te admiro não só como mulher mas como mãe que com a Thamires venceu batalhas da vida. Amo hj vc como amiga, mas amo a Thami como minha filha emprestada, vc sabe disso, beijos!!!!!!!!