sábado, 8 de novembro de 2008

Minha vida: minha caminhada ...
















Meu nome é Joseane Beatriz Husmann Hochscheidt, nasci na cidade de Santa Cruz do Sul, no dia dezenove de julho de mil novecentos e oitenta e dois. Eu moro em Osório desde um ano de idade, sou casada há seis anos e meio, não tenho filhos mas futuramente pretendo ter. Antes de pensar na área da educação passei por outras profissões, mas nunca me sentia feliz.
Então, decedi fazer o curso de magistério. Com este, foi tudo de bom e logo que terminei, sonhava com a pedagogia, fiz vestibular mas não esparava passar, afinal, não tinha estudado, quando de repente, para minha surpresa, uma amiga minha me deu a notícia que eu tinha passado, então fui cursar Licenciatura Plena de Pedagogia na Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Hoje já estou concluindo o oitavo semestre e por um lado muito feliz e outro triste, mas sei que quando se fecham algumas portas outras também se abrem.
É maravilhoso concluir objetivos, sonhos e metas, ainda mais quando é o que gostamos e até mesmo somos apaixonados por isso. Posso afirmar que é um sentimento verdadeiro e único, como dizem filho de peixe, peixinho é, quero dizer minha mãe e meu pai também são professores, hoje já aposentados.
Meus pais estão muito felizes com minha escolha e eu mais que feliz realizada claro.
Considero-me uma pessoa extrovertida, alegre, responsável, por vezes perfeccionista demais e bastante nervosa também. Desde de pequena fui muito cobrada (digo no bom sentido – de não posso fazer isso ou aquilo, o que é certo e o que errado, estudar para aprender), “saber viver para ser feliz” era o ditado mais dito. Agradeço aos meus pais e familiares que me educaram, talvez se não fossem eles hoje não estaria onde estou, e agradeço ainda por todos professores que passaram pela minha vida durante esta longa e árdua caminhada. Com cada um aprendi, conheci e vivi momentos inesquecíveis, momentos que fizeram crescer como aluna, como pessoa e profissionalmente.
Por causa de todas essas pessoas fazerem parte da minha vida, hoje sou formanda dois mil e oito dois, e no dia dez de janeiro do ano de dois mil e nove, irá se realizar minha formatura com minhas inesquecíveis colegas e professores. Para mim, ser professora é ser especial, é um sonho realizado, é saber que aprendi para começar a ensinar com entusiasmo, senso de humor, ensinar com amor, carinho e dedicação.
Acredito que ser educador é ser apaixonado por sua profissão, por seu trabalho, tendo confiança em si, no seu aluno. Educador é quem busca recursos, luta e quer um novo paradigma para a educação. É vivenciando trocas e experiências que podemos nos tornar professores melhores, capazes de acreditar e sonhar.
Espero continuar na caminhada da vida, com a educação, fazer uma pós graduação, quem sabe um mestrado e futuramente um doutorado...
Vou buscar e lutar para conquistar meus sonhos, meus objetivos e ideais, não vou desistir, vou persistir e sonhar.
Termino esta postagem acreditando e dizendo para todos que:
Educação com coração é para professores capazes de amar, sonhar, ensinar e transformar.



Vida

De que que vale a vida
Se não nos emocionar
Se não tiver um objetivo, um sonho
Viver é fazer e ser vida
Viver é perder e conquistar
É saber aceitar e perdoar
É saber escutar, calar e falar
A vida é uma escola
Nos faz aprender e compreender
Conhecer para viver
Ela traz alegrias e tristezas
Angustias e incertezas
Nos faz refletir
Na vida nada é em vão
Nada acontece por acaso
Tudo na vida tem um sentido
Um significado, um destino
Viver é não chorar por ter terminado
Mas rir porque aconteceu
Viver é transformar
É sentir
É construir
Desconstruir e reconstruir
Viver é acreditar
É fazer cada momento, cada minuto
valer a pena, ser único
Simplesmente viver
Então não esqueça: Viva
A vida é o nosso presente
Não sabemos do amanhã
Faça dela um sonho...

4 comentários:

Anônimo disse...

legal tua história, adorei ler que tu es apaixonada por ser professora, parabéns e com certeza vais conquistar o que tu sonhas. bj

Anônimo disse...

parabéns pela tua determinação e certeza do que quer para sua vida profissional, pelo que te conheço percebo que és uma pessoa iluminada, sincera, companheira. Boa sorte na tua caminhada como pedagoga.

Anônimo disse...

Muito legal tua história, te desejo boa sorte, e que teus sonhos se realizem.

"Aquele que é um verdadeiro professor toma a sério somente as coisas que estão relacionadas com os seus estudantes - inclusive a si mesmo", Nietzsche
bjs......

Anônimo disse...

Ninguém começa a ser educador numa certa
Terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce
Educador ou é marcado para ser educador.
A gente se forma, como educador, permanentemente,
na prática e na reflexão sobre a prática.

Paulo Freire
Te desejo tudo de bom,companheira...