sábado, 8 de novembro de 2008

DE SONHO À REALIDADE

Tudo começou quando brincava, com minhas bonecas, de dar aula. Depois, com minhas primas, sempre eu era a professora. Com o passar dos anos fui à escola, e a vontade de ser professora só aumentava.
Lembro-me que na quarta-série, feliz da vida, olhei para minha professora e disse: ‘O meu sonho é ser professora’. Ela me olhou e riu dizendo: ‘Acho dificil, vai ter que estudar muito’. Eu, naquele momento, confesso que desanimei, parecia que jamais seria possível eu ser professora. Mas a vontade ainda permanecia dentro do meu coração, eu vivia sonhando.
As coisas em nossa vida só começam quando sonhamos, e é por isto que continuei sonhando. Parei de estudar na sétima série - havia sido reprovada em matemática e fiquei desanimada- e não continuei. Como em minha família era só minha mãe e meus irmãos pequenos, eu ficava cuidando deles, mas, ao completar meus 18 anos ganhei uma bolsa de estudo em São Paulo em Pindamonhangaba, para fazer um curso de teologia em 3 anos. Foi quando a vida abriu as portas novamente para a esperança de estudar e, a partir daí, voltei a estudar e terminar meus estudos, através do supletivo.
Ao retornar para casa, depois de formada, e com outra visão de conquista, me inscrevi para ganhar uma bolsa de estudo para fazer o Curso Normal, formação em magistério e fui contemplada com 100% da bolsa. Estudava pela manhã e trabalhava pela tarde, sempre ajudando minha mãe, mas feliz, pois estava a caminho do meu sonho. Só que no final do segundo ano eu havia ido mal em biologia, faltou cinco pontos para alcançar a média, que era de 70, resultando que fui reprovada e perdi a bolsa. Na época não havia condições de fazer, mesmo recorrendo, não houve compreensão da parte desta professora. Pena! Eu já tinha sentido até o gostinho de estar em sala de aula e lá se foi um sonho!
Casei, tive filhos e sempre trabalhando. De qualquer forma, sempre estive no meio das crianças, pois trabalhava com escola bíblicas na igreja onde era membro, e tinha um grupo no qual eu trabalhava com teatro, participando de congressos em vários lugares.
Novamente me despertou o desejo de voltar a estudar, foi quando me matriculei à noite para terminar o segundo grau, mas meu marido disse: ‘Para que estudar, para terminar lavando louça e cuidando de criança?’.Não dei ouvidos, disse a ele para cuidar dos filhos que eu ia estudar. Terminei meus estudos e fiz o vestibular para testar meus conhecimentos, pois havia bastante tempo que estava parado. E fui bem no Enem.
No dia em que era para fazer a prova , eu estava me separando, doente, com tosse sem parar, e fazia um vento frio, na verdade eu não iria mais fazer a prova, que era num domingo. No entanto, meu irmão do meio me disse que era para eu ir e ele me levou e me esperou até terminar, torcendo para eu ir bem. Depois de tempos veio o resultado e eu até que fui bem, com todos os problemas que estava enfrentando.
Passou um ano e um vizinho que estudava na Facos me perguntou porque eu não me inscrevia no Prouni, para concorrer uma bolsa de estudo e fazer uma faculdade, pois eu tinha direito, tinha feito a prova do Enem.
Nossa! Aquilo caiu como uma luva, novamente o meu sonho batendo na porta do meu coração. E foi o que fiz: fui na Facos e ele me encaminhou na biblioteca e lá uma querida professora fez minha inscrição. Era o último dia a chance era essa. Mas mesmo com a demora todos que estavam ali torciam para que desse certo de sair o número da inscrição. E, graças a Deus, a inscrição saiu na última hora de fechar a biblioteca, e fui para casa feliz com esperança de voltar e já fazer minha matricula em Pedagogia. Foi o que aconteceu: levei todos os meus documentos, pois tinha ganho 100% da bolsa.
Imagine a minha alegria de poder fazer algo que era um sonho e que agora se tornava uma realidade, pois Deus tem o controle em suas mãos e sabe exatamente a hora de agir em nossas vidas. Isto aconteceu num momento em que eu precisava voltar a acreditar em milagre, mas um milagre que sem a minha fé e ação jamais iria acontecer.
Tudo em nossa vida tem que reunir ação e vontade. Hoje estou no oitavo semestre e no ano que vem me formo, pois ainda ficou uma cadeira para concluir o curso.
Sonho pequeno com vários obstáculos, mas que foi possível concretizar. E digo mais: não desista de seus sonhos. Temos uma missão a cumprir nesta vida, não estamos aqui por acaso, mas sempre olhando para frente é que iremos enxergar uma luz de esperança e essa irá nos guiar para o nosso presente e futuro.
Hoje, olhando para o que já passei, posso dizer que quero continuar em frente e não parar por aqui, pois sei que TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALEÇE, que é DEUS.


Honória Angelita Rodrigues da Silveira

3 comentários:

Professora Cecy disse...

Sempre guerreira!, você tem uma força muito grande e mesmo enfrentando tantos problemas para estudar, continua firme. lembra no ano passado, quando vc vinha sem dormir na aula de libras e muitas vezes acabava dormindo na sala...Lembra que nosso sonho era fazer psicologia e ficavamos sonhando as duas em um dia poder fazer, quem sabe a gente consegue mais este.

Anônimo disse...

postei errado e saiu como prof. mas é veronica - Sempre guerreira!, você tem uma força muito grande e mesmo enfrentando tantos problemas para
estudar, continua firme. lembra no ano passado, quando vc vinha sem dormir na aula de libras e muitas vezes acabava dormindo na sala...Lembra que nosso sonho era fazer psicologia e ficavamos sonhando as duas em um dia poder fazer, quem sabe a gente consegue mais este.

Anônimo disse...

Já sabe quem sou, vivemos muitas trocas juntas, te admiro pra caramba, és uma guerreira, uma amigona. Continue assim sem nunca deixar de desistir de seus sonhos!
Te desejo muito sucesso e alegrias em sua vida. Bjus Josi