sexta-feira, 11 de junho de 2010

MINHA AUTOBIOGRAFIA



Olá!
Eu me chamo Giliani Scheffer Lumertz, sou estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osório.
Sempre achei muito difícil falar sobre. E agora não vai ser diferente. Mas aceitei o desafio.
Desde pequena sempre tive vontade de ser professora. Sabe de uma coisa? Acho que está no sangue. A minha bisavó foi uma grande professora, tem até uma escola com o nome dela na cidade onde eu morava.
Bom, mais voltando para a minha história lembro que quando eu estava na pré-escola, lá no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi, em Três Cachoeiras, eu chegava em casa e passava as atividades que eu tinha feito em aula num quadro negro que eu tinha em minha casa e brincava de ser professora com a minha irmã mais nova que na época tinha 4 anos. O tempo foi passando e ao invés de passar as atividades no quadro para a minha irmã, que por sinal as vezes não gostava porque ela nunca podia ser a professora, eram os meus colegas tinham algumas dificuldades na escola, que iam lá em casa para que eu pudesse ajudá-los e tirar suas dúvidas.
Sabe que não tenho muitas lembranças do meu tempo de escola. Mas as poucas que tenho, carrego até hoje como um grande exemplo para a minha vida profissional.
O tempo foi passando, fui chegando na adolescência e era sempre a mesma coisa, eu ajudando os meus colegas... E eu gostava!! Ficava tão feliz que tentava me lembrar de como as minhas professoras me ensinavam... E que professoras... Professora Luci, Professora Daiane, Professora Lidiane, Professor Carmo... Que saudades!


Quando terminei o ensino fundamental, começou a surgir os primeiros conflitos por causa da minha futura profissão. Eu queria fazer o magistério e os meus pais que eu cursasse o técnico em contabilidade... Quase igual uma coisa da outra, não é?! Rsrsrsr. Pois é acabei cursando o técnico em contabilidade. Mas teve um porem... no último ano minha família e eu nos mudamos para outra cidade, de Três Cachoeiras para Capão da Canoa. E adivinha!? Em Capão da Canoa não tinha o curso técnico junto com o ensino médio, que era o que eu fazia em Três Cachoeiras. E para piorar a situação acabei fazendo o meu último ano em uma escola estadual onde cursei somente o ensino médio. No final das contas não fiz o Magistério que eu tanto queria, e não terminei o curso técnico em Contabilidade que os meus pais tanto queriam
Acabei indo trabalhar no comércio, e quando fui fazer o meu primeiro vestibular, fiz para administração... Acho que fiz mais por que era na área que eu estava atuando e por incentivo de meus pais.
Esperei mais um tempo, tomei coragem e fiz vestibular para Pedagogia na FACOS. Passei. E comecei o curso. Me encontrei realmente. Fiz o estágio de educação infantil e amei, por mais que no decorrer do mesmo tenham acontecido alguns contratempos em minha vida, graças a Professora Silvia e minha família, consegui realizá-lo com sucesso.

Neste meio tempo também surgiu a oportunidade de trabalhar na APAE de Capão da Canoa. Foi algo maravilhoso, lá vivi momentos inesquecíveis de minha vida, e que vou levar para sempre como um grande exemplo de vida e dedicação... Saudades.
Sei que ser professora não é uma tarefa fácil. Temos que ser um pouco mãe, pai, amiga, psicóloga, e acima de tudo professora.
Hoje, com 22 anos, estou realizando um grande sonho: SER PROFESSORA. Quando estou dentro da sala de aula me sinto realizada, feliz, completa. E é ai mesmo, dentro da sala de aula que pretendo viver muitos momentos da vida, talvez os melhores.


“Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
( Shakespeare )

Giliane Scheffer Lumertz

Nenhum comentário: