quinta-feira, 26 de junho de 2008

Na escola... (ainda em preto e branco)

Meu nome é Gislaine Silveira Pereira e tenho 20 anos. Minha vida escolar começou no ano de 1993, aos 5 anos, quando entrei na pré-escola, na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Tenho poucas lembranças da minha pré-escola, mas me lembro muito dos trabalhos de pintura, que eu adorava, e também da minha formatura do pré. Na 1ª série, aos 6 anos, mudei para a Escola Municipal São Francisco de Assis, que ficava perto da minha casa (na frente). Nunca esqueço da minha professora da 1ª série, muito legal e divertida, que foi minha professora também no ano seguinte, na 2ª série, a professora Silvana. Com 8 anos, na 3ª série, tive uma professora estagiária, não lembro o nome dela, mas o nome da minha professora titular era Cleuza.

Na 4ª série, minha professora foi a Márcia, eu a adorava, ela era muita querida e atenciosa com todos. A lembrança mais marcante que tenho da 4ª série é que ganhei uma caneta de diversas cores por melhor leitura da sala, naquele dia fui muito feliz pra casa por causa da caneta. Na 5ª série, tive muitos professores, alguns eu ainda lembro, o Jerri de História e Geografia, a Cleuza de Ciências e Matemática, O Flávio de espanhol, e o restante me lembro das pessoas, mas não lembro o nome exato de cada uma. Na 6ª série, alguns professores ainda eram os mesmos, este ano de 1999, foi o ultimo ano em que estaria na escola São Francisco, pois na época, o ensino fundamental era incompleto. A 7ª e a 8ª série cursei na Escola Municipal General Luiz Dêntice. Foram os dois melhores anos assim, pois conheci muita gente nova, inclusive minhas melhores amigas hoje.

O Ensino Médio cursei na Escola Estadual Assis Brasil, foram 3 anos muito bons, e nos 3 anos sempre tive os mesmos colegas, a turma não mudou, e por esse motivo havia entrosamento entre a turma, união, respeito... Foi muito legal. Conclui o ensino Médio em 2004 e em 2005, aos 17 anos iniciei a faculdade. Até o 3º ano do ensino Médio não tinha idéia de que faculdade iria cursar, tinha muitas dúvidas quanto a profissão certa. Foi quando em uma saída a campo, para a Feira das Profissões que acontecia na Facos, me decidi por Pedagogia, foi tipo amor a primeira vista mesmo, as meninas que estavam falando sobre a Pedagogia na Feira, me mostraram que cursar Pedagogia vai muito alem de apenas cuidar ou dar aula para crianças. A partir deste momento comecei a ler sobre o curso e a me informar mais. Em dezembro de 2004 fiz o vestibular da Facos para Pedagogia e passei em 1º lugar. Fiquei muito feliz e disposta a entrar com o pé direito na faculdade. Hoje mais do que nunca percebi que realmente fiz a escolha certa, amo o que faço, e depois do meu estágio nas séries inicias vi que é muito prazeroso estar em sala de aula interagindo com os alunos.

Durante a faculdade reencontrei muitos professores do Ensino Fundamental, como em meus trabalhos de observação, que reencontrei a professora Márcia que continua a dar aula para a 4ª série, e foi na turma dela que realizei observação e monitoria. Alguns professores da 5ª e 6ª que continuam a lecionar na Escola São Francisco, a professora Cleuza que reencontrei na Escola Erineo Rapaki, onde realizei meu estágio, ela é a vice-diretora e me auxiliou bastante.

Sempre freqüentava assiduamente as aulas e só faltava por motivos como doença. Com os professores sempre me dei muito bem, meus professores sempre foram atenciosos e prestativos, desde a pré-escola. Nunca obtive uma nota vermelha, tirando sempre boas notas. Minha família sempre foi presente em minha vida escolar, participando sempre do meu desenvolvimento e se preocupando com minha aprendizagem, me incentivando sempre a estudar e me mostrando sempre a importância do estudo na vida de qualquer pessoa.

Hoje, concluindo a faculdade, sendo este meu penúltimo semestre, percebo que nada foi em vão, que como foram importante essas etapas, alcançadas no decorrer da minha vida, desde a pré-escola. Se não fossem elas, não estaria aqui hoje, até para o desenvolvimento de meu conhecimento enquanto acadêmica, tendo como minha própria experiência de vida para a construção de minhas reflexões, meus anos como aluna. É muito importante que enquanto pedagogas aproveitemos ao máximo os momento com os alunos, para que saibam a importância de aprender e estudar e mais ainda a importância da família estar presente nesse desenvolvimento da criança.

Gislaine Silveira Pereira

Nenhum comentário: