sábado, 14 de junho de 2008

Minha Vida Escolar

Minha trajetória escolar iniciou-se no ano de 1991. Quando entrei para a pré-escola. Estudei os oito primeiros anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Luis Fischer, em Palmares do Sul, RS. A escola fica perto de minha casa, então era mais cômodo para minha mãe que tinha que deixar meu pai doente sozinho em casa para me levar para a escola.
Tenho muitas recordações boas daquela época, talvez por isso tenha escolhida a profissão de educadora. Lembro-me da primeira professora, a prof. Deise, que me acompanhou na pré-escola e primeira série. Gostava muito de estudar e de ir para a escola, até porque era muito sozinha, tinha apenas um primo para brincar comigo, então amava ir para escola e conviver com os colegas. Entretanto sempre fui muito tímida enquanto criança.

Uma situação que me marcou bastante que lembro até hoje foi da minha primeira prova, pois não me recordo de como foi minha alfabetização, como iniciei a escrita e leitura, mas acredito que não foi ruim, quanto à prova, estava muito nervosa, achava que iria ser horrível, fiquei com medo, mas quando terminei, achei fácil e fui pra casa dizendo o que achava ter acertado... Então, como já citei, estudei os oito anos nesta escola. Lá pela sétima série comecei a ficar meio “rebelde”, coisa de adolescente acredito, mas quando ao ensino foi tudo tranqüilo, quando falo de rebelde acho que exagerei, apenas a timidez deu uma trégua e agora meus boletins vinham mandando conversar menos.
O primeiro ano do ensino médio cursei na Escola Professor Albano Alves Pereira, também em Palmares. Adorava minha turma, éramos parceiros para tudo, nos ajudávamos nas disciplinas, combinávamos de matar aula, essas coisa do tipo.
Em 2001, comecei a estudar no Marquês, em Osório, para cursar o magistério, no inicio fiquei um pouco perdida, pois, eu não tinha contato com as meninas que estudavam aqui, mesmo morando na mesma cidade, no caso Palmares do Sul, mas depois tudo se ajeitou, algumas tenho contato até hoje. No Marquês foi muito bom, aprendi muitas coisas, e tive a certeza que estava no caminho certo, em relação à profissão. Pois adorava os estágios, apesar de trabalhosos, porque tínhamos que encher de bichinhos, “frescurinhas”, como dizem, e praticamente todos os dias tinha um trabalho para fazer, para apresentar, era muito gostoso. E também me ajudou a me posicionar frente aos outros, pois apesar de ter melhorado na questão da timidez, ainda tinha e tenho a até hoje um déficit. Lembro do meu primeiro estágio, digo era um pré-estagio, como chamávamos, voltei na primeira escola em que fui alfabetizada, no Fischer, escolhi uma primeira série, lembro que meu projeto era sobre higiene, foi muito legal. Hoje eles estão na oitava série se não me engano... Mas o estágio que me deu dores de cabeça foi o estágio “grande” mesmo, nossa, esse sim, era com uma quarta série, os alunos da pá virada como se diz, também uma turma do Fischer, apesar de ter o apoio das professoras de lá e da direção, no começo foi muito difícil, eles viviam brigando, fazendo fofocas, a conversa então... Mas no final foi tudo bem, acho que nós, professores, e os próprios alunos necessitam de um tempo para se acostumar uns com os outros. Acredito que eles pegaram meu ritmo de trabalho assim como eu o deles. E no final a aluna que mais incomodava foi um dos destaques no aprendizado, a turma era bem problemática, alunos bastante carentes, com problemas familiares, filhos únicos que pareciam cristais, que tinha que ter muito jeito para falar, alguns que de uma hora para outra meio que enlouqueciam e jogava tudo o que tinham pela frente nos colegas.
Tudo isso foi como uma prova de fogo para mim, que apesar do preparo dos meus professores, dos conteúdos e métodos, assim como da escola de estágio, tive que passar e arrumar uma maneira de fazer dar certo, e de forma alguma me arrependo, pois muitos dos alunos até hoje passam por mim, agora já maiores e me cumprimentar com um sorriso nos lábios. Tenho certeza que alguma coisa ficou nestes seis meses de estágio. E com certeza para minha formação foi de muita importância.

Terminei o curso normal em 2003, com este estágio. Em 2004, tentei vestibular para pedagogia na FACOS, passei e hoje estou aqui, descrevendo um pouco de minha vida escolar. Hoje, trabalho em uma escola municipal, em um município vizinho a minha cidade, tenho uma turma de alfabetização, primeiro ano, no ensino de nove anos, com treze alunos. Faz um mês e alguns dias que assumi, mas já estou pegando o jeito de cada um deles. Também espero que eles tenham boas lembranças de mim, assim como tenho da minha professora de alfabetização. As vezes fico meio frustrada e preocupada quando me dou conta que tenho que alfabetizá-los, tenho medo de falhar, apesar de saber que em algum momento isso vai acontecer. Mas estou muito feliz de estar com eles, e de fazer parte da vida de cada um.
Adriana Cardoso de Aguiar

Nenhum comentário: