sexta-feira, 14 de maio de 2010

História de Vida




No dia 29 de maio de 1989 eu nasci não me lembro é claro, pois, afinal essa é uma das únicas coisas que não conseguimos lembrar. Cresci junto de meus pais e de um irmão, tenho mais duas irmãs, mas que já não moravam mais em casa quando eu nasci. Éramos felizes, lembro de uma época que disse para minha mãe que não queria crescer, adorava ser criança, e adulto não podia brincar, minha mãe me disse que eu iria crescer sim, mas que não era para eu pensar nisto agora, que deveria neste momento apenas ser criança, e assim fiz.
Os anos foram passando e em 1996 entrei na escola, na 1° série do ensino fundamental, lembro que passei a semana inteira esperando por esse dia, mas quando esse chegou... não queria mais ir, mas minha mãe me convenceu, me arrumou e me levou para a escola, quando chegamos lá, minha mãe me deixou na sala de aula, a sala estava cheia de crianças e o pior, que boa parte delas estavam chorando, então comecei achar estranha aquela situação e também deixei escapar algumas lágrimas, mas essas foram rápidas pois estava louca para escrever, foi então que recebemos uma cartilha onde fiz os primeiros traços contornando sobre pontilhados, passou alguns dias e começamos a aprender o alfabeto nesta mesma cartilha, nela havia textos sobre cada letra, eu que havia aprendido apenas as vogais e algumas consoantes, um dia em minha casa quis ler todo o livro, as letras que não conhecia perguntava para minha mãe, é claro que não consegui ler tudo, mas bem que tentei.
Estudei da 1° a 8° série na Escola Estadual de Ensino fundamental Mirko Lauffer, na localidade de passinhos, onde morei e ainda moro com minha mãe. Minha mãe foi quem sempre me ajudou na escola me auxiliando a aprender ler e escrever. Aos 9 anos estava na 3° série, meu pai que já estava há algum tempo muito doente veio a falecer, foi muito triste, pois, agora éramos eu e minha mãe, meu irmão já não morava mais em casa, pois já trabalhava fora e ia apenas alguns dias em casa. Minha mãe teve uma seria depressão, e teve passagens pelo hospital, eu ainda uma criança por consequência faltei muito na escola, mas as coisas foram se encaminhando e ficando tudo bem, afinal querendo ou não perder pessoas que amamos faz parte da vida. Naquele ano mesmo com muitas faltas não tive baixo rendimento escolar, pois nunca reprovei.

No ensino médio passei a estudar na escola Ildefonso Simões Lopes, mais conhecida como Rural, no município de Osório, a escola era grande bem diferente da que eu estudava, mas me adaptei bem. Era muito bom estudar na Rural, estive lá três anos, foi a caminho da escola que conheci meu namorado, estamos juntos até hoje, porém agora somos noivos.
No ultimo ano na escola em 2006 fiz a prova do ENEM, minha nota foi boa, então me escrevi para o PROUNI, coloquei varias opções de curso, mas não havia colocado pedagogia, não fui chamada para nenhum curso, então na segunda chamada me escrevi novamente, meu namorado estava comigo na hora da inscrição, quando olhamos as opções de curso disponíveis na Facos havia apenas Pedagogia, não era o que eu queria, pois, pretendia fazer Educação Física, meu namorado me aconselhou a colocar pedagogia como opção, já que eu não teria condições na época de pagar uma faculdade, não custava tentar se eu não gostasse poderia trocar de curso ou desistir, então resolvi arriscar e consegui a vaga. No ano de 2007 fui chamada, e em agosto entrei na Faculdade no curso de pedagogia, eu e minha família ficamos muito felizes. No primeiro dia na faculdade não conhecia ninguém, fiquei um pouco perdida, mas logo fiz amizades e comecei a gostar do curso, hoje não me arrependo da escolha que fiz, pois, gosto do meu curso. Não tenho muita experiência como professora, mas acredito que experiência se adquire a cada dia de trabalho.
Tenho 20 anos e no 1° semestre de 2011 irei me formar, estou um pouco ansiosa, pois será um sonho realizado. Hoje me considero uma pessoa FELIZ, pois, tenho quase tudo o que preciso, tenho sempre comigo pessoas maravilhosas dispostas a me ajudar e me apoiar.
Estas são algumas passagens da minha vida que me fizeram crescer e me faz amadurecer a cada dia, as perdas as conquistas fazem parte e o importante é VIVER!
Ana Paula Inácio

Nenhum comentário: